Tuberculose pode acometer os olhos também
Tuberculose pode acometer os olhos também
Quem teve contato direto com pessoas infectadas pela doença deve consultar um oftalmologista, caso comece a apresentar alguma alteração ocular
No próximo dia 24 de março, é lembrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Esta doença acomete cerca de 70 mil brasileiros por ano, segundo dados do Ministério da Saúde. O oftalmologista Tarciso Schirmbeck, do Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília, explica que esta enfermidade também pode afetar a saúde dos olhos.
“A tuberculose ocular atinge cerca de 2% das pessoas que desenvolvem tuberculose sistêmica. As manifestações mais comuns deste problema são as inflamações nos olhos, que podem acometer desde a conjuntiva até o nervo óptico, dependendo da gravidade”, esclarece.
Além disso, esta doença pode levar à cegueira. “Os sintomas mais comuns são a diminuição da visão, fotofobia e hiperemia (vermelhidão) na região dos olhos. Assim, é recomendado que as pessoas que tiveram contato com a doença e apresentem algum desses sinais, procurem um médico para melhor avaliação, já que a tuberculose ocular pode levar à perda da visão, se não for tratada adequadamente”, acrescenta.
Porém, o oftalmologista alerta que o ideal é que quem teve contato com pessoas diagnosticadas com tuberculose pulmonar procure ajuda médica antes mesmo de apresentar sintomas. “Assim, é possível fazer um tratamento preventivo e iniciar o acompanhamento da saúde ocular do paciente. Também é importante lembrar que, ao chegar na consulta, o paciente deve contar ao médico sua história clínica, para que seja possível proporcionar o tratamento adequado”, conclui Dr. Tarciso Schirmbeck.
Fonte: Maxpress