Cuidados com a Saúde Ocular ao Longo da Vida

Cuidados com a Saúde Ocular ao Longo da Vida

Publicado em: 11/10/2014 Categorias:

Em cada fase da vida, os cuidados com a saúde ocular e o atendimento por um médico oftalmologista são importantes como forma de proteger a visão.

Gestação

Rubéola e toxoplasmose podem causar cegueira e problemas neurológicos na criança.

Recém-nascidos

O Teste do Olhinho é capaz de detectar, entre outros problemas, catarata congênita, glaucoma congênito e retinoblastoma.

Crianças (até 5 anos)

A visão se desenvolve até os cinco anos de idade. Por isso, é muito importante que problemas de visão sejam tratados o quanto antes.

Crianças

Com o início da vida escolar, também é possível perceber a presença de problemas refrativos que podem prejudicar o aprendizado.

Adolescência

Durante a adolescência e a puberdade, com frequência são diagnosticados os problemas refrativos (miopia, astigmatismo e hipermetropia).

Jovens

Os sintomas do glaucoma costumam aparecer em fase avançada. Se a doença não for tratada, pode levar à cegueira. Por isso, o exame oftalmológico anual, preventivo, é fundamental para detecção e tratamento precoce.

Adultos

Queixas como sensação de vista cansada, coceira nos olhos, dificuldade para focalizar imagens e lacrimejamento são as mais comuns em adultos que procuram o atendimento oftalmológico.

Adultos (acima de 50 anos)

Aproximadamente 85% das cataratas são classificadas como senis, com maior incidência na população acima de 50 anos.

Idosos

A DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade) causa baixa visão central, dificultando principalmente a leitura. Os danos à visão central são irreversíveis, mas a detecção precoce e os cuidados podem ajudar a controlar alguns dos efeitos da doença.

Diabéticos

As pessoas que têm diabetes apresentam um risco de perder a visão 25 vezes maior do que as demais. Para manter a visão, diabéticos devem passar rotineiramente por uma consulta oftalmológica.