Tipos de Acidentes Oculares Mais Comuns

Tipos de Acidentes Oculares Mais Comuns

Publicado em: 11/10/2014 Categorias:

Corpo estranho

Poeira, ciscos e estilhaços podem entrar nos olhos e causar desde uma irritação a uma lesão permanente, em função da velocidade com que o corpo estranho chega até o olho, do tipo de substância e também do ponto em que ele se localiza no globo ocular. Como socorrer: não tente retirar o corpo estranho sozinho. Procure um oftalmologista.

Queimadura térmica

É causada pelo contato direto dos olhos com fontes de frio ou calor. Geralmente, lesam mais as pálpebras do que o globo ocular. O problema é que a pálpebra queimada sofre retração, o que reduz a proteção dos olhos. Como socorrer: lavar os olhos com água corrente e procurar um oftalmologista o mais rápido possível.

Queimadura por solda elétrica

Lidar com soldas requer cuidado, pois fixar os olhos na luz produzida pela solda, sem o uso de óculos de proteção, causa uma queimadura, que apesar de não ser sentida de imediato, pode causar muito desconforto. Sensibilidade à luz, dor intensa, vermelhidão e lacrimejamento são sintomas que podem ser sentidos em até 12 horas após a exposição a este tipo de radiação. Como socorrer: consulte um oftalmologista para a prescrição do tratamento adequado.

Queimadura química

As queimaduras químicas causam muita dor e podem trazer danos importantes para os tecidos oculares. Por isso, requerem atendimento médico oftalmológico imediato. Como socorrer: os olhos devem ser lavados com água corrente, por pelo menos 20 minutos, imediatamente após o contato com o produto químico. Em seguida, deve-se procurar um oftalmologista, se possível com o nome do produto que atingiu o olho.