Glaucoma

Glaucoma

Publicado em: 11/10/2014 Categorias:

Glaucoma é uma doença ocular crônica (não tem cura) que provoca lesão no nervo óptico e alterações no campo visual que podem levar à cegueira. Na maioria dos casos, o surgimento do glaucoma é acompanhado do aumento da pressão intraocular, mas também é possível encontrar casos em que a doença se instala em pacientes que não apresentam elevação da pressão interna do olho, chamados de glaucoma de “baixa pressão”. O portador de glaucoma, se não tratado, começa a perder a visão periférica (consegue enxergar bem os objetos à sua frente, mas não o que está nas laterais). Nos estágios mais avançados, a visão central também é atingida. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada e tratada, maiores são as chances de se evitar a perda da visão.

FATORES DE RISCO

É fundamental que pessoas que apresentam algum risco de desenvolver a doença sejam regularmente examinadas por um oftalmologista. Embora não se consiga afirmar exatamente por que uma pessoa desenvolve glaucoma, estudos mostram que ele é mais frequente em pessoas com:
  • Idade avançada;
  • Hipertensão arterial (pressão alta);
  • Miopia elevada (graus muito altos de miopia);
  • Histórico de glaucoma na família.

COMO DESCOBRIR A DOENÇA

Somente o exame cuidadoso dos olhos - que inclui a aferição da pressão intraocular e o exame de fundo de olho - realizado por um médico oftalmologista é capaz de detectar o glaucoma.

COMO O GLAUCOMA É TRATADO

O tratamento do Glaucoma é feito com uso regular de colírios. Em alguns casos, aplicações de laser ou mesmo cirurgias podem ser necessárias para deter o avanço da doença.