Especialista dá dicas para cuidar dos olhos no verão

Especialista dá dicas para cuidar dos olhos no verão

Publicado em: 24/02/2015 Categorias:

Para muita gente as férias já acabaram. Mas o verão e todas as possibilidades de diversão e entretenimento que que esta estação oferece ainda não. Por isso, a oftalmologista do Hospital do Coração, Caroline Ferraz, lembra que, além dos cuidados com a pele e a hidratação do corpo, por exemplo, é muito importante cuidar dos olhos. “Nessa época do ano é comum que as pessoas frequentem não só praias e piscinas aos fins de semana e feriados, mas também lugares com maior aglomeração de pessoas, como parques, bares e festivais de música. Por isso, além de ficarem mais expostas ao sol e a substâncias que causam irritação e coceira nos olhos, como sal e areia, elas correm mais risco de contrair doenças oculares bastante comuns no ver&atil de;o, como a conjuntivite”, explicou Caroline. Para ajudar a preservação da saúde ocular neste verão, a oftalmologista apresenta algumas dicas simples que, além de evitar alguns dos problemas mais comuns nessa época do ano, podem garantir ainda mais conforto para quem deseja curtir esta estação sem preocupações. “Além da sensação de bem-estar, esses cuidados podem evitar também a ocorrência de lesões permanentes na retina ou no globo ocular”, acrescentou a especialista.

Conjuntivite

Caracterizada por olhos vermelhos, irritação e ardência nos olhos, a conjuntivite encontra no verão as condições ideais para se proliferar. Isso ocorre porque nessa época do ano as pessoas podem mergulhar em praias e piscinas contaminadas. “Para prevenir o problema é importante evitar coçar os olhos antes de lavar as mãos e não compartilhar objetos de uso pessoal”, orientou a médica. “Caso haja contágio, é necessário fazer compressas com gaze ou algodão umedecido com água filtrada gelada ou soro fisiológico. Além disso, é importante não coçar a região afetada, não reutilizar toalhas ou panos para fazer compressas e nunca colocar substâncias como água boricada, chás caseiros ou colírio sem prescrição médica no local afetado”, alerta.

Praias e piscinas

Como são utilizadas por muitas pessoas, as piscinas geralmente recebem uma grande quantidade de compostos químicos para manterem-se limpas. Embora não aconteça com frequência, algumas pessoas podem ter reações alérgicas ao ficarem em contato com algumas dessas substâncias. Já a água do mar nas praias pode estar poluída ou contaminada, o que costuma provocar, além de irritação e coceira, doenças oculares infectocontagiosas, como a própria conjuntivite. “É importante não esquecer de sempre tirar as lentes de contato antes de cada mergulho. Isso evita contaminação”, aconselhou a oftalmologista.

Filtro solar

Embora sejam indispensáveis, filtros solares podem causar irritação e ardência nos olhos, quando aplicados no rosto. “Para evitar esse tipo de problema, recomenda-se evitar a área dos olhos. Existem também protetores específicos para o rosto que não irritam os olhos”, sugeriu Caroline. “Contudo, se o protetor cair nos olhos, use água corrente limpa e se possível um colírio lubrificante. Já é suficiente”, orienta.

Suor

Outra substância que pode irritar os olhos no calor é o suor. Ao ultrapassar as sobrancelhas, ele irrita a retina e causa desconforto. Com a prática de esportes e atividades físicas, o fluxo que escorre sobre o rosto só aumenta. “Por ser natural, o suor não causa lesões graves aos olhos. Mas em excesso pode provocar ardências que levam à coceira e, aí sim, a possíveis danos à retina”, disse a médica. “Por isso, vale a pena o uso de bandanas e bonés que consigam reter o suor e proteger os olhos”, orientou.

Sal e areia

Partículas de sal e areia costumam incomodar bastante os olhos de quem vai à praia. Contudo, poucas pessoas realmente levam a sério o risco que esses pequenos fragmentos representam à saúde ocular. “Quando entram nos olhos, ciscos dessa natureza causam incômodo e muita coceira. E aí é que mora o perigo: ao coçarmos os olhos, esse pequenos fragmentos de sal ou areia arranham a superfície ocular e podem causar lesões irreversíveis”, explicou. “Nesses casos, se o cisco não for eliminado com água corrente ou colírio, é necessário procurar um médico que possa removê-lo com material apropriado e devidamente esterilizado”, aconselhou.

Óculos escuros, viseiras e bonés

Nos dias de forte luminosidade solar, é comum que as pessoas usem óculos escuros. Contudo, os que não possuem filtro de raios ultravioletas podem fazer mal aos olhos. “Evite comprar óculos escuros em barracas e ambulantes. Nem sempre esses produtos são devidamente certificados”, revelou Caroline. “Na dúvida, compre viseiras e bonés. Ambos sempre podem proteger a visão sem representar riscos à saúde”, concluiu a especialista. Fonte: Jornal de Vinhedo